Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Noivado e Casamento

Como desenvolver o amor entre o casal

Gn 2:18 – Lemos no capítulo 1 que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pela primeira vez constatamos algo que “não era bom’”.
Realmente não é bom que o homem fique sozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele. "Idônea", ou, "aquela que lhe corresponde” ou "que está como diante dele". Existem situações em que pessoas ficam sós.

O ideal da criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido. Gn 2:24

– Há três princípios sobre matrimônio neste texto:

1. 1. Deixar pai e mãe – Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar!
Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.
O casal aprende a resolver todos os seus problemas por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe". Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontra-se em discordância ou problema. Ele ou ela procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá? Se for realmente sábia, dirá: "Não me conte nada! Volte para seu lar! Resolvam vocês mesmos!”.

2. 2. Une-se à sua mulher (união – O fator "UM") – tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmente é mais comum que MULHERES focalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem que aprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seus pensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.

3. 3. Tornando-se os dois uma só carne – ambos uma só pessoa, na matemática de Deus 1 + 1 = 1. È uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas.
Há um erro que as pessoas fazem ao dizer – "caso-me com fulano; dou 50% de minha vida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dá só metade, a quem darão a outra metade? E na matemática de Deus, duas metades somadas resultarão num casamento pela metade.
O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa;
A mulher inteira (100%) doada à seu marido;
Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais !

Gn 2:25 – estavam nus e não se envergonhavam ! Há dois sentidos para "estar nu"
Físico: (corpo, sexo, contato íntimo, carícias, etc.) – esta parte é objeto de um estudo especial a respeito. Sobre a benção do sexo, do íntimo contato matrimonial Mental: (conversa, relacionamento humano, sem segredo, sem barreiras!)

Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro. Relacionamento saudável! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdade de expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar!
Perante o cônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. A mulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido.

O homem conhece cada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável.
Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-se neuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados. Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir o coração, falar tudo, ser compreendido! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.
É para o conhecimento MENTAL que serve o namoro, é pena que a maioria dos casais de namorados utilizem desse tempo para o conhecimento físico, o que gera a desilusão e frustação no casamento, pois não nos preocupamos em conhecer o outro enquanto namoramos e cobramos isso depois que casamos.

O amor

Perguntas:

1. 1. Como desenvolver o amor entre um casal ?

2. 2. O amor "apaixonado" de namorados continua na vida conjugal?

3. 3. Os anos de casamento fazem o amor crescer ou diminuir ?

Essas são as mais graves e importantes perguntas para um casal. Pois nelas se encerra toda nossa vida. O casamento depende do amor: nasce no amor, vive do amor, e sem amor o casamento acaba.

Dois lados: um triste, outro glorioso.
No Brasil, há alguns anos, uma estatística demonstrava: 40% dos casamentos terminam em desquite. Isso significa que em 10 casamentos feitos hoje, 4 se desfarão amanhã! E isso sem contar os casais que, embora "vivendo juntos", não se compreendem, apenas "tolera-se".

Um casal que se une realmente pela vontade de Deus, tem um amor CRESCENTE. O amor de namorados, depois de noivos, depois de lua de mel, vai se desenvolvendo. Quanto mais se passam os anos, maior é o amor conjugal! A compreensão, a ternura, a satisfação, tudo aumenta!

Como responder àquelas 3 perguntas acima ?

PRIMEIRO: o Amor vem de Deus.
"Aquele que não ama, não conhece à Deus, pois Deus é amor." I Jo 4:8
"Amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascida de Deus, e conhece a Deus". I Jo 4:7
"Se de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros". I Jo 4:11
• • Só um casal que tem Deus no lar, é que tem o amor crescente. Pois Deus é quem sustenta, alimenta, desenvolve o amor!
• • Ilustração; um casal "quente", "apaixonado", pode ser comparado a um prato com comida quentinho. Tal prato é colocado sobre uma mesa. Passam-se 2 horas: está gelado.
Um outro casal, mesmo não tão "quente", é como um prato com comida fria. Tal prato é colocado sobre a chapa de um fogão a lenha. Passam-se muitas horas: o prato se aqueceu e não esfria! Só um casal "em Jesus" é que não se esfria com o passar do tempo.
"... à imagem de Deus o criou, homem-mulher" – Gn 1:27.
"Deus nos predestinou para sermos CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO..." – Rm 8:29
- Só duas pessoas que TEMEM A Deus é que são transformadas à própria imagem de Deus. Faz parte desta "figura" divina implantada no casal, o AMOR.

SEGUNDO: o amor não é "paixão"

Há um provérbio popular que faz uma caricatura do casamento: " O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa ! "

Amor-paixão é assim mesmo: imaturo, infantil, irracional, errado. Pega fogo num minuto, noutro já apagou. Esse o "amor" que levam muitos a um casamento apressado, infeliz, fracassado.

Fp 1: 9 e 10: "e também faço esta oração: que o vosso Amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes..."

Amor é CONHECIMENTO. Conhecimento tem a ver com nossa capacidade de decisão: nós somos capazes de "tomar a decisão de amar".

"Amar" não é ser "arrebatado" por um sentimento irracional por um fulano qualquer.
"Amar" (amor verdadeiro) é DECIDIR amar alguém. È conhecer a pessoa e adquirira a habilidade de perceber se essa é a pessoa certa para o casamento. Perceber "aprovar as coisas excelentes".

TERCEIRO: A amor de Deus é ÁGAPE
O idioma original do Novo Testamento, o grego, possui três palavras para o termo em que em português define-se apenas como "amor".
Em grego as 3 palavras são:
• • EROS: "amor erótico". É o amor mais baixo. Egoísta, individualista. Diz respeito ao sexo também – mas abrange mais do que isso. É o amor que só quer ganhar receber, e não quer dar nada.
• • FILIA – "amor familiar" – É "amar a quem ama", é gostar só de quem gosta de mim. É só fazer o bem a quem também possa me ajudar.
• • ÁGAPE – "amor sacrifical" - Este foi o amor que levou Jesus a morrer pela humanidade. Este é o amor que um casal deve ter: cada um "morrer pelo companheiro". Dar tudo. Sacrificar-se.

QUARTO: o amor deve ser cultivado

No namoro há coisas características e peculiares:
- beijos - segredos - bilhetes - flores - perfume - carícias - surpresas - cartinhas - presentes - etc.

Por que tudo isso não continua na vida conjugal??????
Uma moça, no namoro, se enfeita toda para encontrar-se com o "amado". Depois casa-se com ele. Não se enfeita mais, . Não cultivou o amor. Um rapaz dá flores à namorada, bilhetes, etc. Casa-se com ela. Não dá mais rosas nem cartinhas. Não está cultivando o amor.

O romantismo do namoro deve ser preservado, cultivado, cuidado, como se fosse uma plantinha delicada que sem água seca logo. As coisas mais "FÚTEIS": beijinhos, carinhos, palavras românticas, etc. são as mais importantes para um casal se amar sempre!

Deus vos abençoe e vos guarde,

Anderon e Anne Araújo
S1EmCJ.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A vontade de Deus para os Maridos e para as Esposas

Deus avisa aos maridos e esposas,

Marido zele, ame a sua mulher como Cristo à igreja,
Esposa honre reverencie, submeta-se ao esposo como a igreja a Cristo,
Casamento seja sem separação, sem divórcio .

Deus manda ao marido, Deus manda à esposa.

O QUE DEUS MANDA AOS MARIDOS (para bem deles; e da família e do evangelho):

Genesis 2:18, 23-24;
Deuteronomio 24:5;
Provérbios 5:15,17-19; Provérbios 31:10-11,28-31;
Eclesiastes 9:9;
Malaquias 2:15-16;
1Corintios 7:3,5,14; 11:3;
Efesio 5:25,28-33;
Colossenses 3:19; 1Pet 3:7

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só!!! far-lhe-ei uma ajudadora!!! idônea!!! para ele. (Genesis 2:18 )

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Genesis 2:23-24)

Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou. (Deuteronomio 24:5 )

Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. (Proverbios 5:15) Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. (Proverbios 5:17-19)

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor!!! muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. (Proverbios 31:10-11)

Levantam-se seus filhos e chamam-na de bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. (Proverbios 31:28-31)

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Eclesiastes 9:9 )

E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito!!!, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio!!! e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito!!, e não sejais desleais. (Malaquias 2:15-16 )

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. (1 Corintios 7:3) Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Corintios 7:5 ) Porque o marido descrente é santificado (não é salvação! mas santa influência) pela mulher; e a mulher descrente é santificada(não é salvação! mas santa influência) pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (1 Corintios 7:14 )

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Efesios 5:25 ) Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Efesios 5:28-33 )

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. (Colossenses 3:19 )

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. (1 Pedro 3:7 )

O QUE DEUS MANDA ÁS ESPOSAS (para bem delas; e da família e do evangelho):

Genesis 2:18;
Proverbios 12:4; 31:12-27;
1Corintios 7:3-5,10-14,34; 11:3;
Efesios 5:22,24,33;
Colossenses 3:18;
1Pedro 3:1-4

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Genesis 2:18 )

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. (Proverbs 12:4 )

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. (Proverbios 31:12-27 )

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Corintios 7:3-5) Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (1 Corintios 7:10-14)

Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. (1 Corintios 7:34)

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Corintios 11:3)

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Efesios 5:22) De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Efesios 5:24) Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Efesios 5:33)

Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. (Colossenses 3:18)

Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Pedro 3:1-4)

Que este estudo seja gravado em vossa mente e coração, para que a vontade de Deus se cumpra em vossa vida, Sejam abençoados Em Nome de Jesus!

Anderson e Anne Araújo,
S1EmCJ.

Fonte de Pesquisa: Google.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Diferenças - Parte 2

Adão e Eva
Diferenças entre homem e mulher


Existe uma enorme diferença entre o homem e a mulher. O contínuo reconhecimento e aprendizado destas diferenças ajudam o casal a descobrir novas maneiras de melhorar o relacionamento. Entender estas diferenças resolve muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Os desentendimentos poderão ser evitados. Não somente o homem e a mulher comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, respondem, amam, necessitam, e apreciam diferentemente. Parece até que eles falam línguas diferentes.

O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Isto não significa dizer que as mulheres são menos inteligentes do que os homens; apenas que os homens pensam e agem diferente. Está provado que elas são tão inteligentes ou mais que os homens. Da mesma forma, não quer dizer que os homens são seres sem emoções. O homem é um ser emocional tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, é a razão quem guia suas atitudes. Logo, a mulher é um ser racional tanto quanto o homem, mas na maioria das vezes, permite que as emoções a controlem.
Veja alguns exemplos:

O bebê de dois meses chora intensamente por dias; cólicas terríveis fazem o coitadinho se contorcer de dor. A mãe, desesperada, anda pra lá e pra cá, balançando a criança; ela já tentou de tudo, mas nada parece surtir efeito. O pai dorme o sono dos justos. A mulher não consegue entender como o marido pode dormir desta maneira; chateada, ela diz para si mesma: “ele não me ama, nem liga para o filho; como pode roncar tão profundamente e me deixar sozinha com o menino?”.

Neste caso, a atitude do homem nada tem a ver com amor. Ele simplesmente racionalizou a questão. “Minha mulher está cuidando da criança; ela sabe cuidar muito melhor do que eu; não há nada que eu possa fazer para ajudar; ela já está acordada e eu tenho que levantar cedo; portanto, vou descansar! Qualquer coisa que acontecer, ela vai me chamar”.

Suponha que aconteça diferente. O homem, penalizado, se oferece para ficar com o neném. Diz ele, “já faz duas noites que você não dorme; querida, nesta noite eu fico com o Juninho”. A esposa concorda duvidosa, deita remexendo-se na cama. Sem conciliar o sono, pois não consegue ficar tranqüila com o choro da criança, nem confiar nos cuidados do marido; pensa consigo mesma: “Coitadinho do João, lá sozinho com o bebê, vou lhe fazer companhia”. João, no mesmo instante que a vê, lhe entrega o Juninho aliviado, corre para a cama e dorme como uma criança. Novamente, as atitudes neste caso nada têm a ver com amor ou irresponsabilidade; simplesmente o homem e a mulher são diferentes.

Uma outra diferença é quanto ao estímulo sexual. O homem é estimulado principalmente pela vista. Apenas um olhar é suficiente para que tudo comece a acontecer. Basta ver a esposa trocar de roupa para que os estímulos sexuais o coloquem em estado de alerta. Mesmo que o homem nem esteja pensando em sexo, uma rápida olhada, um pequeno gesto ou um pequeno descuido da mulher ao sentar-se, já basta para excitá-lo. Como a terra nunca se farta de água, o fogo nunca se farta de queimar e a morte que nunca se farta de matar, assim são os olhos de um homem que nunca se fartam de olhar. Enquanto o olhar é o principal “gatilho” iniciador do processo sexual no homem, a mulher é estimulada por várias maneiras.

Primeiramente, ela é estimulada pelo tato. Ela precisa ser tocada e acariciada para que o processo de excitação sexual se inicie; para ela não basta ver. O homem deve, então, descobrir as partes erógenas da mulher, que são as áreas do corpo mais sensíveis ao toque e ao prazer. A nuca, o joelho, as áreas em torno das axilas, as cochas, as orelhas, a ponta dos dedos, o pescoço, o umbigo, o clitóris, os cabelos, os seios, são alguns exemplos destas áreas. Os Cânticos de Salomão descrevem com clareza e poesia estas áreas.

Além do tato, a mulher é estimulada pelo ouvir: uma palavra de carinho faz com que a mulher comece a pensar na possibilidade da relação sexual e aciona o processo de excitamento. Existem algumas frases que a mulher jamais se cansa de ouvir: “Você está linda! Esta roupa ótima em você! Seu cabelo desse jeito me deixa doidão! Eu te amo!” Ela é movida por elogios. Pelo ouvir, o processo que a levará à entrega e à relação sexual se inicia. Do mesmo modo, palavras e frases agressivas devem ser abandonadas no relacionamento a dois. “A pior coisa que fiz foi casar com você! Maldita hora em que me casei! Você é igualzinha à sua mãe!“ Frases como estas, agridem e criam barreiras, muitas vezes, intransponíveis.

O olfato é outro sentido que deve ser levado em consideração no estímulo sexual. O discreto perfume do marido excita a mulher e a leva ao desejo. Negativamente, o fartum, ou popularmente conhecido “mau hálito”, o “cecê”, odor mal cheiroso provocado pelas axilas, e o “chulé”, são bloqueadores e inibidores de uma vida sexual plena.

Outro importante fator no estímulo sexual é o meio ambiente. O homem, na maioria das vezes, não se importa quanto ao lugar ou hora. Ele quer e pronto. A mulher, por sua vez, é influenciada pelo meio ambiente: Luz de velas ou abajur, cortinas, flores, música, lençóis macios e limpos, barba feita e banho tomado, camisolas, pijamas e porta fechada são alguns fatores que influenciarão positivamente ou negativamente a mulher.

Como um ser emocional, a mulher é também estimulada pelas emoções. Para ela, não basta apenas receber um beijo interessado no fim do dia ou um elogio mecânico e programado. Ela precisa estar completamente bem emocionalmente para que a relação tenha a sua participação efetiva. As ansiedades provocadas pelos filhos, por um marido alheio e insensível, pela solidão do dia a dia dentro de casa e as pressões financeiras, criam barreiras emocionais terríveis na relação sexual. Depois de anos de opressão psicológica, abuso, silêncio, amargura e tirania, a frigidez pode tornar-se crônica.

O tempo também é um fator de diferenciamento entre homem e mulher. Para o homem, a relação se inicia imediatamente. O tempo é agora! Para a mulher, a relação que vai acontecer à noite se inicia pela manhã. A relação sexual da mulher não começa quando ela vai para a cama. Outro fator do tempo é que a mulher demora bem mais para chegar ao clímax sexual do que o homem. O homem precisa apenas de dois minutos, enquanto ela necessita de vinte a trinta minutos.

Na mulher, a preocupação ainda se manifesta de forma diferente. A mãe quer saber do bem estar dos filhos. Ao telefonar ou questionar ela diz: “Vocês estão bem, almoçaram direito ou comeram sanduíches; estão se cuidando, têm dinheiro?” O pai, por sua vez, não se preocupa se os filhos “estão bem”; sua preocupação é se os filhos estão prontos para a vida. “Vocês pagaram as contas, tiraram boas notas na escola, estão trabalhando ou dormindo o dia inteiro?” Estas, comumente, são as perguntas do pai, muito mais preocupado em fazer dos filhos “homens”, do que saber se eles estão se sentindo felizes.

Muitas são as diferenças entre homem e mulher
Problemas podem ser evitados e resolvidos simplesmente conhecendo estas diferenças. Assim, cobranças serão abandonadas pelo entendimento das razões que fazem de cada pessoa agir como age. Na maioria das vezes, elas não são movidas pela desconsideração ou o desejo gratuito de ferir, mas sim pelas diferenças que existem em cada pessoa. O diálogo e compreensão dão início a um amor maduro, que cresce sobre sólidas e saudáveis bases. Como resultado acontece um profundo entendimento, que abrirá as portas para uma entrega sem reservas, experimentando a beleza, alegria e crescente felicidade do sexo sem pecado.

Deus vos abençoe e vos conceda sabedoria e entendimento em Nome de Jesus.

Anderson eAnne Araújo
S1EmCJ.

Fonte de Pesquisa: Google
Fonte Inspiradora: Orações á Deus.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Diferenças

Homens e Mulheres são diferentes ?

Apesar de todas as dificuldades e desafios que a relação a dois envolve, as pessoas continuam encontrando boas razões para se casarem, que vão desde o medo de estar só (Gn.2.18), até os desencadeados pelos temores da vida contemporânea, de construir um lar que funcione como porto seguro num mundo cada vez mais cheio de incertezas, além de outros.

As diferentes motivações e necessidades
Homem e mulher são dois modos de ser. Têm estruturas cerebrais diferentes, estruturas emocionais diferentes e diferentes campos perceptuais da dimensão espiritual, ainda que em essência, sejam seres humanos. Em face dessas diferenças fica mais fácil compreender que, em se tratando de casamento, as razões do homem parecem não ser as mesmas da mulher, de modo que, ao empreenderem o matrimônio, ambos o fazem por diferentes necessidades e motivações.

O QUE ELES QUEREM?

Satisfação sexual
Sem nenhum exagero, para homem, o casamento se faz na cama. Acredito que este instinto é mais focalizado no homem que na mulher. No casamento o homem projeta a sua realização e satisfação sexual. Quando isto não acontece, o casamento pode perder a sua razão de ser, pois quase nada pode compensar tal carência. É evidente, que com a exploração que a mídia e a sociedade em geral, fazem do sexo, os problemas sexuais no homem, podem se transformar facilmente em traumas psicológicos.

Companhia prazerosa
Desde o princípio foi constatado por Deus. De fato, o homem é carente de uma companhia, da presença estável de uma mulher que esteja ao seu lado, livrando-o da terrível sensação de solidão.O relacionamento para o homem é presença; ele se guia pela vista, ainda que não necessariamente, pelo tato, como acontece com a mulher. É necessário porém, que esta companhia lhe seja prazerosa, no sentido de lhe proporcionar certas gratificações ou prêmios, em face de sua condição de provedor. Pelo menos é assim na psique do homem. O homem considera uma atividade compartilhada com sua companheira como uma alta expressão de intimidade. Isto lhe causa muito prazer. A mulher conquistaria melhor seu marido se participasse mais, com ele, de atividades recreativas. Na realidade, para o homem, não é tão importante o realizar junto, mas, estar junto dele em atividades que lhe dão prazer.

Uma esposa atraente
O livro de Cantares de Salomão ilustra bem esta necessidade do homem. O escritor, ao longo de todo o livro não deixa de expressar o seu encanto com as formas de sua esposa, partes do seu corpo que em geral, recebem alta cotação do clube masculino, chegando mesmo a descrevê-las, comparando-as com paisagens e formas da natureza que tanto os fascinam. Talvez, em função da valorização que o homem dá à aparência de sua esposa, muitas mulheres estão percorrendo verdadeiros calvários para manter suas formas bem acentuadas, o que tem levado algumas, inclusive, a comportamentos obsessivos a esse respeito. É bom lembrar que nem sempre as pessoas têm total controle sobre alterações que se processam no seu corpo. E vale ainda salientar que esta beleza não esta ixclusivamente no corpo "perfeito", mas no está sempre limpa, arrumada e cheirosa, entre outras qualificações.

Uma guardiã do lar
Muitas mulheres enganam-se, ao imaginar que os homens abandonaram definitivamente a imagem internalizada, ao longo de milhões de anos, da esposa que cuida da casa, desempenhando tarefas típicas dessa função. Muitas mulheres, inspiradas nos ideais feministas abandonaram por completo o cuidado da casa, para que não fossem vistas como súditas do império machista. Esta mudança radical causou um forte impacto na relação conjugal. Nem a mulher nem o homem conseguiu assimilar bem tal mudança. Estudos revelam que a grande maioria dos homens casados ainda se incomoda muito quando as suas esposas deixam de lhes fazer pequenas tarefas como, prega os botões de suas camisas.

Admiração
O desejo de ser admirado e reconhecido é mais aguçado no homem que na mulher. O homem parece viver em função desse desejo, que lhe é visto como o preço mais justo que pode lhe ser pago por aquilo que ele realiza. Sem admiração o homem definha e empobrece. Sem admiração, sua motivação para as conquistas e para as realizações se esvaem e seu entusiasmo pela vida desaparece. A admiração para o homem funciona como combustível e ao mesmo tempo, como parâmetro que mede a eficácia de seus atos. Por incrível que pareça a maioria das traições entre o conjugê em relação ao marido é que ele encontra la fora a admiração que não encontra dentro do seu lar, com a sua esposa.

O QUE ELAS QUEREM?

Afeto
A mulher é movida por afeto, que é o mais nutritivo alimento do seu coração. Quando elege o seu cônjuge, ela espera receber dele afeto, em forma de palavras, de toques e de atitudes, pois as relações conjugais lhes são sinônimos de relações afetivas. A sensibilidade da mulher ao toque, por exemplo, é dez vezes maior do que a do homem. O casamento para a mulher, é acima de tudo, a expressão máxima de amor e compromisso entre duas pessoas, e só secundariamente, entendido como uma instituição.O afeto é uma de suas necessidades permanentes e, independente do tempo que está casada, a mulher espera receber sempre do seu esposo boas e constantes doses de carinho e afeto.

Intimidade
No relacionamento conjugal, quanto mais proximidade, melhor. No caso da mulher, parece que sua estrutura emocional e sua estrutura cerebral, têm este campo de necessidade maior que a do homem, fazendo com que, a convivência íntima seja muito mais buscada por ela do que por ele, no casamento. A mulher cobra constantemente do homem esse tipo de convivência e um ambiente onde haja compreensão empática e um nível de confiança baseado no compromisso da fidelidade e da continuidade das relações conjugais.

Diálogo
Um outro aspecto relevante, é que para a mulher, a comunicação vai além de mera conversa clichê, aquela que se faz através de frases prontas e chavões, em que as palavras soam vazias. Ao se comunicar, a mulher expressa sentimentos e usa a comunicação num nível mais profundo, para se aproximar e tornar-se íntima. Daí a sua grande necessidade de falar sobre a relação e de ter o feeedback do seu cônjuge a esse respeito. Sem sombra de dúvida, ao lado de um homem calado, com o olhar perdido, sempre há uma mulher se sentindo desprezada e distante, com a sensação de que algo vai muito mal na sua relação conjugal. O silêncio do homem é uma das maiores ameaças para a mulher.

Honestidade
A personalidade de uma pessoa sempre foi um aspecto importante a ser avaliado no momento de se decidir por uma relação duradoura. Nas mulheres, isto parece ser ainda mais valorizado que nos homens. Enquanto estes têm a tendência de se basear mais pela vista, aquelas se interessam mais por qualidades interiores do homem, os traços de sua personalidade, suas características pessoais, seu caráter. A honestidade é um dos traços que a mulher mais admira no homem. Só numa relação de honestidade e franqueza a mulher se sente segura e tranqüila para expressar livremente toda a grandeza dos seus sentimentos.

Sustento financeiro
Quase que em toda história da humanidade o homem exerceu o papel de provedor da família. Era o responsável pelo abrigo e o sustento desta. Há no seu cérebro, uma estrutura programada para esse tipo de comportamento e, mesmo nos nossos dias, não é simples para ele conviver numa situação em que a mulher esteja fazendo o seu papel, como acontece em muitas famílias. A mulher, por sua vez, não superou o condicionamento de milhões de anos, vivendo sob a proteção do homem e continua a vê-lo como o mantenedor do lar, mesmo nos casos em que esteja ganhando mais que ele.

CONCLUSÃO
Concluindo, a dinâmica dessas diferenças dentro de um ambiente de mútua compreensão enriquecerá ainda mais a fascinante aventura da vida, o casamento.
Logo se percebe que essa diferença é necessária.

Deus os abençõe abundantemente, Feliz fim de semana!

Anderson e Anne Araújo,
S1EmCJ.

FONTE DE PESQUISA GOOGLE.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Sexo Feminino

Tudo começou no paraíso...

Um homem solitário (Adão), um Artista criativo e amoroso (Deus), uma mulher formada a partir de um pedacinho do homem (Eva) — formas suaves e arredondadas, beleza incontestável, o par ideal para a masculinidade de seu companheiro. Mesma essência, diferente função. Mesma tarefa de dominar o restante da criação e cuidar dela como administradores sábios e bondosos, mas diferente visão. Aliados, amigos, amantes. Estava completa a obra perfeita do Criador.

Deus fez a mulher totalmente feminina desde os seus primeiros instantes de vida. Não existimos à parte do fato de sermos mulheres. Temos uma visão feminina, diferente, da vida, das pessoas, do mundo. A nossa sexualidade é uma parte integral das nossas vidas, pois assim que terminou de criar o homem e a mulher, o Senhor os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos, multiplicai-vos", o que implicava a união sexual. E Deus disse que isso é bom, aliás, muito bom.

Somos pessoas sexuais. Isso é idéia de Deus. Mas também na área da sexualidade somos diferentes, e essa diferença é abençoadora. Para a mulher, a relação sexual é muito mais do que apenas a união física de dois corpos, pois sendo mais voltada para as pessoas, para os relacionamentos, ela vê o ato sexual como símbolo da união total que deve existir entre o homem e a mulher. Ela é mais romântica, pois a união sexual se dá dentro do seu corpo, significando um envolvimento de todo o seu ser. Por isso se diz que a mulher sexualmente incapaz é frígida, isto é, não consegue sentir, ao passo que o homem incapaz é impotente, ou seja, não consegue desempenhar.

A vida sexual das mulheres é cíclica , porque os hormônios femininos se alternam em sua produção e função. Elas são atraídas mais pelo caráter e pela maneira como são tratadas do que pela mera aparência. Já tentaram diversas vezes lançar revistas femininas equivalentes às revistas eróticas masculinas, cheias de homens nus, e até hoje nenhuma delas vingou. A aparência realmente não é tão importante para as mulheres. Elas sabem instintivamente que seu relacionamento com um homem pode levar à geração de um filho e querem alguém responsável, que possa ser um bom pai.

Isso, todavia, não significa que as mulheres sejam menos sexuais. Significa apenas que somos mais focalizadas, que desejamos algo muito mais profundo do que apenas a união de dois corpos. Sexo bom, significativo para nós é com o homem a quem amamos. Deus nos deu essa visão quando nos fez. Não podemos descartá-la sem corrermos o risco de transgredir nossa própria maneira de ser e destruir a essência da nossa feminilidade.

Mas por que Deus nos fez tão diferentes se era para vivermos juntos, um homem para uma mulher? Complementaridade é a palavra. A pujança da sexualidade masculina foi feita para ser direcionada criativamente pela sexualidade mais pessoal, mais seletiva, mais focalizada das mulheres. Em outras palavras, quando um homem se apaixona por uma mulher e assume o compromisso de viver num relacionamento exclusivo com ela, canaliza suas energias e as usa mais construtivamente. O homem passa a ser também mais focalizado, mais direcionado na sua força sexual. Quando isso ocorre, ele concentra suas energias em trabalhar para o bem de toda a família e, eventualmente, a sociedade se beneficia com isso.

É por isso que o relacionamento sexual descompromissado que está sendo apregoado como libertação para as mulheres é um ataque à nossa essência, à maneira como Deus nos fez, e que Ele fez com um propósito bom.



A falsa liberdade tenta nos mostrar o contrário, logo nos acarreta a distruição e nos impede de ver qual é a intimidade verdadeira e bela que Deus projetou para nós quando fez dois para se tornarem um.

Deus vos abençoe!

Anderson e Anne Araújo,

S1EmCJ

Fonte de Pesquisa: Google.

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!

Homenagem:
Dedicamos esta postagem á todas as mães, em especial nossa mãe, as mães seguidoras deste blog e a nossa nova mamãe que está grávida: Josi, do Blog Guto e Josi,

A todas as mães, as que geraram do ventre, as que inspiradas pelo fruto do ventre, geraram filhos do coração, o meu feliz dias das mães, na profundidade do termo, feliz realmente, na plenitude do ser feliz, e na contemplação do Criador, que é justo e recompensa com fidelidade, aqueles que refletem seu infinito e incondicional amor.

Eis que os filhos são herança do Senhor .



DIA DAS MÃES

"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão." Salmos, 127:3


Antes de o Senhor ir tecendo dia a dia o fruto do ventre de uma mulher, através do código genético, já traçou a herança do novo ser, e no oculto, gera aquele que tem tudo para ser sua imagem e semelhança, porque Deus vai dar a esse novo ser, todas as condições necessárias para ele herdar as maravilhas as quais Ele tem preparado para os que reconhecem seu Filho Unigênito como único e suficiente Salvador, também gerado no ventre de uma mulher, Maria, a qual, sendo escolhida pelo próprio Deus para abrigar em seu ventre o Salvador do mundo, foi a prova real da sublime missão de ser mãe.

Bilhões de seres humanos povoam a Terra e continuam a nascer diariamente novos seres, especiais para Deus, pois cada indivíduo é único, não existe um sequer que seja absolutamente igual. E para cada um, Deus tem zelo especial, concede uma herança intransferível, mas acima de tudo, para cada ser, Deus tem destinado através do seu infinito amor ágape, a salvação individual, por intermédio de Jesus Cristo, que derramou o seu sangue precioso para resgatar, a cada um de nós, independente de sexo, cor, nacionalidade, condição social, etc. O fruto do ventre por ser tão profundo e sublime, tem inspirado mulheres que não puderam, ou não passaram ainda pela experiência de ser mãe, e têm gerado filhos do seu coração, como se fora do seu próprio ventre.

A todas as mães, as que geraram do ventre, as que inspiradas pelo fruto do ventre, geraram filhos do coração, o meu feliz dias das mães, na profundidade do termo, feliz realmente, na plenitude do ser feliz, e na contemplação do Criador, que é justo e recompensa com fidelidade, aqueles que refletem seu infinito e incondicional amor.


Importância
As mães e seus ensinamentos

O segundo domingo de maio comemoramos os dia das mães. Na verdade separamos esta data para homenageá-las e honrá-las. A nossa oração é para que sejam mulheres valorosas com um ministério tremendo nas mãos, ou seja, a educação de seus filhos. E nesta data especial gostaria de compartilhar com todas as mamães este texto nos sentido de uma reflexão em relação aos seus filhos.


CONSAGRANDO OS SEUS FILHOS A DEUS
(Números 8: 5-11)

De acordo com a Palavra de Deus, no que se refere à consagração dos levitas, podemos aplicar algumas considerações deste cerimonial judaico, comparando-o com a necessidade que temos de consagrar os nossos filhos ao Senhor. O texto do livro de Números 8:5-7 a Palavra de Deus nos diz o seguinte: “Disse o Senhor a Moisés. Toma os levitas, do meio dos filhos de Israel e purifica-os. Assim procederás para os purificar. Esparge sobre eles a água da expiação. Depois devem passar a navalha sobre todo o corpo e lavar as vestes e assim se purificarão”.

Este cerimonial foi uma ordenança do Senhor aos antigos, que os judeus deveriam seguir a risca. Da tribo dos levitas é que eram consagrados os sacerdotes do povo e eram separados também para guardar o tabernáculo e fazerem parte dos músicos. Na verdade a tarefa destes homens uma vez consagrados era de grande importância para nação de Israel. Da mesma forma Deus nos mostra nesta oportunidade, que como pais que amamos os nossos filhos e queremos fazer a vontade do Senhor em nossas vidas, que os nossos filhos são importantes para Ele. Somos na realidade feitos para o Louvor da sua Glória. Veja o que a Bíblia diz: “Toma os levitas do meio do povo de Israel e purifica-os”, isto é: Os nossos filhos precisam ser separados para o serviço do Senhor. Somos os responsáveis diretos perante Deus para esta apresentação.

Deixe-me lhe dizer algo a vocês pais. Sabe porque muitas vezes os seus filhos não estão trilhando o caminho do Senhor? É porque eles infelizmente não estão vendo em vocês pais, um bom exemplo a ser seguido. Hoje é muito comum vermos pais preocupando-se com o futuro de seus filhos.

•Coloca-os em boas escolas.

•Faze-os ir a Igreja aos domingos.

•Preocupa-se se estão tendo o devido acompanhamento pelos professores.

•Dão-lhes bons conselhos a respeito da vida, mas esquecem o principal, de serem exemplos para eles.

A santificação é algo que tem que ter o nosso empenho nestes dias, pois a Palavra do Senhor é clara ao afirmar que “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb. 12:14)

Os levitas eram escolhidos pelo Senhor e tinham que passar pelo processo da água da purificação. Isto quer dizer que a palavra de Deus precisava ser a fonte de informações e formação de vidas. A Bíblia nos fala: “A Palavra de Deus é viva e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb. 4:12)

Outra coisa importante que podemos retirar deste cerimonial para aplicar em relação aos nossos filhos é que precisamos estar atentos, quanto ao corpo, a alma, o espírito e a mente deles no que se refere à exposição ao sistema deste mundo. O vers. 7 nos fala também “que sobre o levita, sobre o seu corpo era passado uma navalha, um instrumento de corte, para retirar todas as impurezas, como sinal de limpeza e abandono de pecado”.

De igual forma, a tarefa que temos como pais responsáveis por nossos filhos não deve ser diferente nos dias de hoje. Temos que ter a coragem de cortar, no bom sentido, tudo o que não presta na vida deles.

•Se estão gastando horas ocupando a sua mente com TV, por exemplo, é hora de cuidarmos desta parte cortando deles aquilo que não serve.

•Se por sua vez estão baseando as suas vidas em ídolos humanos, procurando imitá-los em suas ações, é nosso dever de pais usar a navalha.

A Bíblia é clara quando nos aconselha: “Tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai...” (Fp. 4:8, 9)

A terceira e última análise que queremos fazer neste texto, trazendo a sua aplicabilidade para o contexto de nossos filhos está registrado no vers. 8 “Tomarão um novilho com a sua oferta de cereais de flor de farinha amassada com azeite, então tomarás outro novilho para a oferta pelo pecado. Farás os levitas se aproximar da tenda da congregação dos filhos de Israel. Quando fizeres os levitas aproximar-se perante o Senhor, os filhos de Israel porão as suas mãos sobre eles. Arão apresentará os levitas ao Senhor como oferta movida da parte dos filhos de Israel para que atuem no serviço do Senhor.”

Outra parte no cerimonial de consagração dos levitas tem uma aplicabilidade muito importante, quando apresentamos os nossos filhos diante do Senhor. A oferta de cereais de flor de farinha amassada com azeite é o pão que conhecemos, porém sem a presença do fermento. O novilho tipifica Jesus que se fez pecado em nosso lugar. O que estou querendo passar pra você é que, para uma real consagração de nossos filhos ao Senhor, eles precisam saber e crer que Jesus é o único alimento espiritual que pode sustentá-los nesta vida. Somos na verdade sacerdotes diante de Deus em nosso lar. Temos a responsabilidade de instruí-los no caminho do Senhor. Não podemos hora nenhuma negligenciar nesta tarefa que foi nos dada por Deus.

Deus abençoe as mamães deste mundo na tarefa de educar, junto com seus maridos os seus filhos...

Deus vos abençoe e Feliz Dia das Mães.

Anderson e Anne Araújo
S1EmCJ.

Fonte de Pesquisa:
Google

sábado, 8 de maio de 2010

Mulher e Mãe

As grandes Mães da Bíblia

Nos tempos do Antigo Testamento, a dignidade da mulher dependia dos filhos que gerava, especialmente dos filhos homens e da quantidade de filhos. Ser mãe era o que tornaria a mulher um ser humano reconhecido. Esse contexto nós podemos conferir na história de Ana. Ana era estéril e, por isso, seu marido Elcana tinha o direito de se casar com outra mulher. Só muito tarde Ana gerou filhos - um primogênito, homem, chamado Samuel. Mas Penina, a outra esposa de Elcana, gerou 10 filhos. Ela tinha muito orgulho da sua maternidade (1 Sm 1-2).

Também Sara, casada com Abraão, era estéril. Então, juntos decidiram que teriam uma criança através de sua escrava egípcia Hagar. Assim nasceu Ismael. Mais tarde também Sara teve uma criança, um primogênito, filho homem, chamado Isaque (Gênesis 16 e 21). Outra mulher que enfrentou uma dura luta para se tornar reconhecida foi Tamar - "tataravó" de Jesus (Mateus 1). Ficou viúva duas vezes e sem filhos. Sofreu injustiça por parte de seu sogro que a fez voltar para a casa de sua mãe. Mas encontrou uma saída: vestiu-se como prostituta e ficou na beira da estrada numa ocasião em que seu sogro Judá foi à cidade. Então ela teve gêmeos de Judá (Gênesis 38). Há também as irmãs Lia e Raquel, ambas casadas com o primo Jacó. Lia foi abençoada com seis filhos e uma filha. E Raquel, depois de sofrer amargamente com a esterilidade, gerou José e Benjamim. Jacó teve mais quatro filhos com as servas das esposas, Bila e Zilpa (Gênesis 29-30).

Depois, temos uma grande mãe no Novo testamento: Maria. Maria é a mãe que sintetiza muito bem um novo tipo de maternidade. Ela é uma jovem mulher que concebe uma criança em condições de mistério, que não tem reconhecimento da sociedade. Fica sozinha. Prestes a perder seu noivo. Depois, dá à luz em condições precárias. Revela-se profetiza e corajosa. É uma mulher inteligente e presente na vida de Jesus e educa seu filho com desapego, preocupação e liberdade.

Uma mãe desesperada é a mãe cananéia que busca cura para a sua filha, implorando a Jesus que olhe por ela. Teve tremenda coragem, pois debateu com Jesus e fez com que Jesus mudasse de idéia (Mt 15.21). É assim: a mãe que tem uma filha doente move montanhas e conceitos!

Em outras ocasiões também Deus se revela como uma mãe (veja: Is 42.14; 49.15; 66.13). E, além de todas estas mães, não nos esqueçamos do quarto mandamento que pede para que honremos nossos pais, logo toda a mãe seja respeitada e honrada.

PS. Pedimos á cada irmão um momento de oração para todas as mães de todas as nações, em especial aquelas que são mães de primeira viagem e aquelas que ainda estão com o seu filho no ventre em fase de geração.

Um abençoado fim de semana.
Andenson e Anne Araújo,
S1EmCJ.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cuidados com o casamento.

Parceiros
Os perigos que rondam o casamento


O que um casal deve fazer para se prevenir dos perigos que rondam o casamento. Na vida conjugal moderna, o casamento de longo prazo está cada vez mais raro. As pressões são descaradas no sentido de se trocar de parceiros e parceiras. Vemos casos de maridos já de certa idade sendo pressionados para conseguir “algo melhor” porque suas esposas já não são tão jovens, nem tão “sexy”. Na vida, há situações que nos chamam e nos desafiam a uma batalha feroz. A luta para proteger o casamento, o compromisso conjugal e a fidelidade é uma delas. Hoje em dia, para fundamentar a decisão de envelhecer junto, o casal precisa planejar uma estratégia.

Ao contrário de seguir as tendências da sociedade contemporânea, vamos planejar como proteger nossos casamentos. “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19.6). Para nos ajudar a atingir este imperativo dito pelo próprio Jesus, podemos usar nossas cabeças e identificar, na Palavra, diretrizes e sugestões para proteger nossos relacionamentos conjugais. Vamos ver Provérbios, capítulo 5 a 7:

Faça de seu casamento uma relação divertida e exclusiva

“Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas, e os seus ribeiros pelas praças? Que elas sejam exclusivamente suas, nunca repartidas com estranhos. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela” (Provérbios 5.15-19).

“Fuja da infidelidade e da imoralidade sexual! É ilusório achar que um homem pode comprar uma revista erótica e dizer que só lerá a entrevista”

Esta passagem não deixa dúvidas de que uma boa maneira de proteger a fidelidade conjugal é ambos se divertirem, embriagando-se em carícias um com o outro. O maior problema dos casais, especialmente nos grandes centros urbanos, é a falta de tempo para cuidar de seu relacionamento. Por isso, a vida sexual fica monótona. Quando a insatisfação se instala, ficamos vulneráveis a qualquer pessoa que pareça nos compreender. Muito triste, mas verdadeiro, é o fato de que, além de nossa própria cobiça, o Diabo não mede esforços em sua luta para destruir as famílias e os lares.

Faça um compromisso com a fidelidade mental

“Eles o protegerão da mulher imoral e dos falsos elogios da mulher leviana. Não cobice em seu coração a sua beleza, nem deixe seduzir por seus olhares, pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas. Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés?” (Provérbios 6.24-28).

Estes versículos declaram que o caminho da fidelidade conjugal passa pelos sentimentos e pensamentos. Não posso deixar de destacar a importância da disciplina da leitura bíblica e da oração diária, assim como o cuidado com relacionamentos com pessoas do sexo oposto. Tiago 1.14 adverte que o pecado tem início em nossas mentes e em nosso coração. Pensamentos, flertes, literatura sexualmente sugestiva e pornográfica estimulam a infidelidade e a imoralidade sexual. Fuja delas! É tão ilusório achar que uma criança pode entrar na confeitaria e sair sem comer nada quanto um homem adulto comprar na banca uma revista erótica e dizer que só lerá a entrevista!

Não corra riscos desnecessários

Em Provérbios 6 e 7, encontramos um homem fraco e insensato ouvindo as sugestões da mulher adúltera. Ele:
1. Parou na praça ou na rua onde estavam as prostitutas
2. Permitiu que uma delas o beijasse
3. Ouviu suas ofertas
4. Foi seduzido pelas palavras daquela mulher e... Pronto!
“Imediatamente ele a seguiu como um boi ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço” (Provérbios 7.22).

Quando os outdoors, as propagandas da televisão (mesmo em horários familiares) e a mídia, em geral, despejarem tentações à infidelidade, podemos meditar nas palavras de Paulo a Timóteo, seu filho na fé: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2.22).

O que podemos fazer, como casais, para evitar os riscos que nos empurram à infidelidade?
Bem, cada pessoa vive em um contexto diferente, as áreas de vulnerabilidade variam, mas vou falar sobre o que eu faço para me ajudar neste aspecto.
Mandei colocar um vidro na porta do meu escritório para me proteger das ciladas de Satanás quando estou aconselhando uma mulher
Não aconselho pessoas após o fim do expediente do escritório e depois de os funcionários terem ido embora
Não aconselho mulheres em suas casas, a não ser na presença de seus maridos.
Não viajo sozinho com mulheres, a não ser com a minha.

Lembre-se das avassaladoras conseqüências da infidelidade:
Entristece o Senhor Deus que nos redimiu
Arrasta o sagrado nome de Deus à lama
Segue o mesmo caminho daqueles que se tornaram desqualificados para o ministério por terem caído em imoralidade. (vale salientar aqui que todos temos um ministério, você que é casado - sua família é seu ministério).
Impõe uma dolorosa ferida
Faz desaparecer o respeito e a confiança
Machuca também os filhos, causando-lhes vergonha e dor.
Destrói todo o exemplo que dá credibilidade junto aos filhos, anulando a possibilidade de ensinar-lhes os preceitos de Deus.
Cria o risco de a esposa ou o marido não conseguir perdoar
Aniquila o respeito próprio
Incute um terrível sentimento de culpa: Deus perdoa, mas muitas vezes a pessoa não consegue se perdoar.
Gera marcas que podem prejudicar o relacionamento com o cônjuge Que preço terrível a ser pago pela infidelidade! Será que vale a pena? A resposta, definitivamente, é “não”! Devemos nos conscientizar de que o perigo é real e nos armar de forças para construir as cercas de proteção ao nosso redor e ao redor de nossas famílias. “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hebreus 13.4).

Deus abençoe sua vida, seu conjuge e seu lar.

Anderson e Anne Araújo
S1EmCJ.

Fonte de Pesquisa: Pr.Jaime Kemp