Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

domingo, 7 de junho de 2009

Orientações para Salvar o Casamento

O que fazer para salvar o casamento?
Quais são as orientações da palavra de Deus?
Texto: Salmo-127.1
Existem três razões que destroem o casamento:
Primeira Razão - A Falta de Perdão
Guardar ressentimentos contra seu cônjuge. O ressentimento acaba esfriando demais o relacionamento ao ponto de se tornar um iceberg.
Hebreus 12:5
“Atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma de amargura, que brotando vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados.”
Pensamentos e comentários negativos, ou seja, lembrar coisas passadas como, antigos conflitos e discórdias carregados de sombras de sentimentos e emoções que foram conseqüência de brigas e discussões mal resolvidas ou nem resolvidas. Caso que não houve perdão.
A pergunta é? O que devo fazer para salvar o meu casamento?

Orientação bíblica:
“Esquecer o que passou e investir na benignidade, ser compassivo perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em cristo vos perdoou.” (Efésios 4:32)
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai-vos;acima de tudo isto, porém esteja o amor, que é o vinculo da perfeição.”(Colossenses 3:13,14)
“A quem pouco se perdoa pouco ama.” (Lucas 4:47)

Como vimos a primeira orientação de Deus para a falta de perdão é o perdão.

Segunda razão que destrói o casamento:Castigo/vingança.
Um castigando o outro. Dentro do casamento infelizmente tem cônjuges que agem desta maneira. Por isso muitos relacionamentos têm sido destruídos. Castigar um ao outro não vai resolver o problema. Quem age de modo vingativo, age erradamente. Vingança gera vingança, assim como violência gera violência, e o casamento ao invés de ser benção passa ser uma guerra.

Orientações da palavra de Deus:
“Não te vingaras nem guardaras ira contra os filhos do teu povo; mas amaras o teu próximo como a ti mesmo: Eu sou o Senhor. “(Levitico 19:18)
(Ler Romanos 12:9.21)

Terceira Razão que destrói o casamento.Traição/infidelidade
Traição é escolher de transferir seus afetos para outra pessoa.
Ler Provérbios 5:3.5
Temos que ter em mente que nenhum fracasso é permanente. Cada um de nos pode voltar atrás e recuperar e ser recuperado. Deus quer que sejamos recuperados. Deus quer a restauração.
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.” (Salmo 19:7)
Jesus disse: “O diabo vem para roubar, matar, e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia.” (João 10:10)

Você quer abundancia no seu casamento? Você não quer correr o risco de traição, infidelidade?
Invista Jesus no seu casamento, e conseqüentemente você estará livre das ações que destrói o casamento.

Somos como um banco; é um Banco de amor
Ouvi dizer que cada um de nos pode ser um banco de amor onde se faz depósitos e retiradas.
Se você fizer muitas retiradas do banco do amor de outra pessoa, ela deixara de sentir amor por você. Você precisa fazer deposito no banco do amor. Você precisa depositar atos de amor. Sempre depositando e sempre sacando, sem deposito um dia não haverá o que sacar.Para entendermos melhor isso:
Vejamos alguns atos de amor que precisam ser praticados.

A- Não insista em mudar o seu cônjuge.
Um casal recém casado em lua de mel.
O marido pergunta a esposa:
-Querida você se importa se-lhe falar sobre alguns pequenos defeitos seus?
Esposa:De modo algum, pois foram esses defeitinhos que me impediram de conseguir um marido melhor, querido.

Muitas vezes queremos ser como Deus. Queremos criar na outra pessoa nossa imagem e semelhança e se esquecemos que somos falhos também. Toda vez que tentamos mudar um ao outro geramos conflitos, aí vem a hostilidade, o ressentimento e a reação. Não podemos nunca esquecer que cada um é diferente do outro. Um fala muito, outro não fala nada, um é alegre, outro é serio, um é pontual outro não é.

Vejamos o que a bíblia diz:
A Bíblia ensina que devemos acolher um ao outro, como cristo nos acolheu. Lembre-se que quem muda as pessoas é cristo. Se somos salvos e temos cristo em nossos corações o que podemos fazer é:Suportar uns aos outros.
“Ora nos que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nos mesmos” Portanto cada um de nos agrade o seu próximo no que é bom para a edificação.
Porque também cristo não agradou a si mesmo, antes, como estas escrito: As injurias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.(Romanos 15:1.2.3)

Nossa tarefa não é mudar, mas amar e aceitar o nosso cônjuge.

B – Elogie mais e critique menos.

Concentrar-se nos pontos negativos não leva a nada, ao contrario, é desanimador e não produzem nada de bom, corrói insidiosamente a harmonia conjugal. Como já vimos nesse estudo que muitas pessoas que sofrem com o casamento insípido, ou seja, desagradável, monotono, deprimentes ou melancólicos. São casamentos controlados por erros, decepções e derrotas do passado. Precisamos ter uma valorização mutua em nossa vida intima conjugal. Valorizar é um fator básico. A valorização e as palavras de louvor fazem o amor florescer, assim como a água refresca uma bela flor.

Provérbios 15:1
“A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”
Provérbios 15:23
“O homem se alegra em dar respostas adequadas, e a palavra a seu tempo quão boa é”.
Provérbios 16:24
“Palavras agradáveis são como favo de mel, doces para a alma, e medicina para o corpo.

Qual foi a ultima vez que você elogiou seu cônjuge? Seja honesto(a). O segredo de um bom relacionamento não é um contrato entre duas pessoas, mas uma aliança sagrada entre três:Deus, a esposa e o marido.
Se não nos dedicarmos a dar honra a Deus, não há muito que possamos fazer para resistir a crescente degradação e destruição ao laço conjugal hoje em dia. Deixe Deus fazer parte de verdade do seu casamento.
Eclesiastes 4:12
“O coração de três dobras não se rebenta com facilidade.”

Conclusão:
Muitos casais têm sofrido em seus relacionamentos, estão cansados e desanimados. O que estudamos hoje é preciso analisar e tratar, caso contrario, não teremos um casamento feliz. Coloque a restauração do seu lar como seu maior ideal de vida. Não desista facilmente. Vá em frente, continue procurando um método, um meio, um bênção para seu lar ser aquilo que Jesus deseja que seja.

Agora, lembre-se: O envolvimento serio com Jesus ilumina nossa vida, nossa casa, nosso casamento.Isto é o básico para tornar o nosso casamento numa caminhada que vale a pena.
Que o senhor Deus abençõe sua vida ,seu conjugê, seu casamento, seu lar ... em o Nome de Jesus Cristo, hoje e sempre. Que o Senhor Deus seja a força do seu Casamento. Amém!?
Com Carinho:
Araújo e Anne.
S1 em CJesus.
Fonte:Pesquisa no Google: O q fazer p salvar meu casamento.

6 comentários:

  1. gostaria de orientaçao ,pois sou casada a 1 ano e ha quase 2 meses meu esposo saiu de casa ,a um tempo estavos brigando muito , errei e mogoei muito meu esposo ,mas me arrependo de tudo e quero o perdao dele e quero restaurar meu casamento . desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore a Jesus Cristo abra um jejum e peça a ele pela intersseção. Confie em Cristo Jesus ele os unirá.

      Excluir
  2. olá abençoado
    são muito edificantes os seus conselhos nesse site
    mas gostaria de alertá-lo que alguns dos membros cadastrados estão se utilizando de imagens pornográficas, o que nos constrange na divulgaçao do site pois para ajudar casais em crise ,
    olhe isso irmão
    fique na paz

    ResponderExcluir
  3. eu conheci um rapaz na minha escola ha 2 anos depois de 1 ano e pouco namorando resolvemos ir morar juntos tivemos varias brigas terminamos e voltamos direto mas dessa ultima vez ele terminou comigo e foi embora mas tem algumas roupas dele la em casa ainda ele ta me evitando se ligo ele nao atende nao quero perder meu marido eu o amo muito quero que ele volte estou desesperada preciso de uma ajuda um auxilio nao sei o que faço

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Tem 3 dicas incríveis no blog que pode ajudar sua audiência. http://felizcasal.com.br/3-dicas-para-seu-relacionamento/

    ResponderExcluir
  5. Olá eu moro junto a 2 anos e meio eram os felizes no inicio tivemos contratempos pessoas que tentaram nos atrapalhar hoje temos a filha que pedimos a deus e vivemos um casamento quase em ruinas pelo fio eu vi a igreja melhora um pouco e depois piora ele fuma maconha e pensa que toda mulher não presta afinal só se envolvia cm mulheres casada eu não consigo tomar uma decisão vcs podem me orientar eu não sei mas o que fazer

    ResponderExcluir

Edifique as pessoas, deixe seu Comentário!
Faça-nos felizes, deixe seu Comentário!
Seja abençoado, deixe seu Comentário!