Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Conhecendo Melhor a Minha Bússola

A Igreja dedica o mês de setembro ao aprofundamento da leitura e às reflexões da Bíblia Sagrada.
A Bíblia é um dos livros mais lidos do mundo e já foi traduzida para mais de dois mil diferentes idiomas. O processo de formação dos 73 livros que a compõem, 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, foi longo e demorado. Vejamos um pouco mais da sua importância a conhecendo melhor.

Bíblia Sagrada


Inspirada por Deus e para mostrar ao homem os propósitos de Deus para a nossa vida, a Bíblia, contém respostas para as nossas perguntas e direção para nossas indecisões. Mas, nem todos conhecem a Bíblia e as maravilhas que ela nos revela.

Creio que muitas pessoas vêem a Bíblia como um livro de proibições e por este motivo deve ser evitada. Os que assim pensam desconhecem a grandeza do amor de Deus expressa nas sagradas escrituras, pois a própria Bíblia diz que Deus é amor.

Se você não tem o hábito de ler a Bíblia, convido-o (a) conhecer um pouco mais sobre os livros da Bíblia sagrada. Não importa sua religião. A Bíblia é a palavra de Deus para todas as pessoas e todos são convidados a conhecer a maravilhosa Graça de Deus.

Livros da Bíblia no Antigo Testamento


Pentateuco

Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.

Todos os livros foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.

* Gênesis
* Êxodo
* Levítico
* Números
* Deuteronômio


Livros históricos

Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida.

Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros.

O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não só sobre os conflitos atuais entre Israel e Palestinos, bem como quem é Israel e o que ele representa para as demais nações do mundo.

* Josué
* Juízes
* I Samuel
* II Samuel
* I Reis
* II Reis
* I Crônicas
* II Crônicas
* Esdras
* Neemias
* Ester


Livros Poéticos


O termo poético é devido ao gênero desses livros. São compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida.

* Jó
* Salmos
* Provérbios
* Eclesiastes
* Cantares de Salomão


Livros profético
s

Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.

Profetas maiores

* Isaías
* Jeremias
* Lamentações
* Ezequiel
* Daniel

Profetas menores

* Oséias
* Joel
* Amós
* Obadias
* Jonas
* Miquéias
* Naum
* Habacuque
* Sofonias
* Ageu
* Zacarias
* Malaquias





Fonte de Pesquisa: Google

Deus vos abençoe!
Anderson e Anne Araújo,
S1EmCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edifique as pessoas, deixe seu Comentário!
Faça-nos felizes, deixe seu Comentário!
Seja abençoado, deixe seu Comentário!