Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Controlando seu Temperamento - Conclusão

O Homem Cheio do Espírito Santo

Ser cheio do Espírito Santo é uma necessidade não somente pelo fato de que precisamos do Poder Sobrenatural para uma vida de testemunho cristão, mas também pelo fato de que os temperamentos possuem fraquezas que não podem ser superadas apenas pela força de vontade.
Na visão do Senhor Deus o homem não precisa sofrer pelas ciladas que as fraquezas dos temperamentos causam. Ele preparou um meio de superar tais faltas, vencendo-as pelo Enchimento do Espírito. Um homem cheio do Espírito Santo não conhece as fraquezas do temperamento que possui. Em lugar deles, recebe nove forças absolutamente novas e espirituais que lhe garantirão plena força.

Os nove gomos do fruto do Espírito são, sem substituto, o remédio Divino e eficaz para as fraquezas dos Temperamentos.

O homem deve compreender que se não entregar o controle de sua vida (Temperamento) para o Espírito Santo, poderá viver uma vida hipócrita, com máscaras, infeliz e, sobretudo improdutiva. É de suma importância que o Espírito Santo assuma o controle da vida do ser humano. Maravilhosos benefícios estão esperando o homem (ser) que deseja ser Cheio do Espírito Santo.

O Temperamento Cheio do Espírito Santo:

Ser cheio do Espírito Santo, não é somente recebe o poder sobrenatural para operação de maravilhas em Nome do Senhor ou autoridade para testemunhar de modo magnífico. Ser cheio do Espírito é, sobretudo encher-se das qualidades e forças do Espírito Santo que devem demonstrar que somos de Cristo e não somente falamos em Nome dele. Ser cheio do Espírito é manifestar ao mundo as características do caráter de Cristo. Ser cheio é permitir que através de nós o mundo veja a pessoa bendita do Senhor Jesus.

1. Ser cheio do Espírito é um mandamento para todos - Efésios 5:17-21.

Todo o cristão deve ser cheio do Espírito Santo. Não é opção, é mandamento.

2. Ser cheio do Espírito não é a mesma coisa que senti-lo .

Podemos sentir o Espírito Santo. Especialmente quando Ele se move na igreja. Mas sentir o Espírito Santo e ser cheio Dele são fatos separados. Sentir diz respeito à alegria de perceber, espiritualmente Sua presença e atuação. Ser cheio diz respeito a ser um instrumento humano para demonstrar ao mundo como Jesus Cristo é. Sentir é herança dos filhos. Ser cheio implica em uma atuação ao mundo e às pessoas.

Alguém deve ser considerado cheio do Espírito Santo não quando demonstra sentir a presença Dele, mas quando apresenta o fruto do Espírito em sua vida diária.

3. Ser cheio do Espírito Santo é ver em si mesmo as fraquezas do temperamento serem vencidas.

Como já foi observado, a fraqueza de cada temperamento pode ser vencida pelo controle do Espírito Santo. Para cada fraqueza do Colérico o Espírito Santo tem uma maravilhosa virtude para compensar e vencer a fraqueza.

Ser cheio do Espírito é o modo maravilhoso que o Senhor Deus escolheu para imprimir no cristão a personalidade de Seu Filho Jesus. Nascemos do primeiro Adão e carregamos todos os seus defeitos e virtudes. Agora Deus quer que sejamos semelhantes ao segundo Adão, e espera de forma especial que tenhamos as virtudes deste segundo Adão que é Cristo.

4. Ser Cheio do Espírito Santo é manifestar o Fruto do Espírito.

É pelo fruto que se conhece a árvore. Isto nos ensinou o Senhor Jesus. Se formos de Cristo então todos esperarão frutos dignos da árvore a que pertencemos.
Ser Cheio do Espírito é possuir este fruto. É não ser uma figueira seca, mas, com fruto. Fruto que demonstra a todos nossa origem.
Para Cada Fraqueza do Temperamento um Gomo do Fruto do Espírito. ( nota nossa: Lembrem-se do jogador da seleção Brasileira Kaká, que era sempre citado como evangelico e por isto, sua personalidade.)

Para o Sr. Colérico é difícil amar ao próximo e se interessar genuinamente por ele. Pleno do Espírito, o se. Colérico receberá e cultivará a virtude do gomo especial do Fruto do Espírito que é o amor.
Para o Sr. Melancólico é difícil crer com facilidade em alguém ou em algo. Porém para este temperamento está reservado o gomo especial da fé (Fidelidade).

Para o ser. Sanguíneo é extremamente difícil manter-se disciplinado e ordeiro.. Para ele está reservado o gomo especial do Domínio Próprio.

Para o Sr. Fleumático que se sente ressentido e infeliz na maioria do tempo, lhe está guardado o presente especial do gomo da Alegria.

Para cada fraqueza do temperamento há um gomo especial do Fruto do Espírito.
Deixando o Espírito Santo Encher Sua Vida
Deixe o Espírito Santo enche-lo neste momento tão especial.
Para que isto aconteça observe atentamente o caminho que a Santa Palavra de Deus oferece para que sejamos plenos do Espírito Santo, conforme Efésios 5:17-21.
1. Não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão...

O uso do vinho indica um entenebrecimento do entendimento. Um embotamento do sentido. Uma obstrução do pensamento e da vontade.
O cristão não deve se envolver com nada que lhe cause o mesmo efeito. O crente não deve-se permitir a embriagar-se com nada que lhe tire os propósitos Divinos em sua vida.

2. Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais...

Mais uma vez nos fica claro a importância de uma atitude de louvor. Deus escolheu o louvor como modo de ser Cheio do Espírito. Isto não é maravilhoso? Não é bom? Está ao alcance de todos. Todos podem louvar a Deus em seus corações e assim ser Cheio do Espírito Santo.

3. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai...

Um coração grato está mais perto de ser Cheio do Espírito do que um coração murmurante.

4. Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Estar sujeito aos irmãos e irmãs dentro da Igreja de Cristo é surpreendentemente um meio de ser Cheio do Espírito Santo.

Três Atitudes que o Crente Deve Prestar Atenção para ser Cheio do Espírito Santo

1. A Vontade do Crente deve ser vencida por Deus

A vontade do crente deve ser vencida pelo Senhor. O cristão deve pedir ao Senhor para quebrar sua vontade. A vontade humana deve estar completamente disposta a submeter-se ao propósito do Senhor. Caso contrário, o vaso não será cheio. Eis o combate espiritual!

2. A Necessidade de um quebrantamento

Um coração quebrantado não será rejeitado quando pedir algo ao Senhor

3. Uma Decisão determinada

Quem deseja ser Cheio do Espírito Santo deve estar consciente que haverá oposição espiritual constante. Há necessidade de decisão firme, determinada e sem volta. Certamente o Senhor ajudará e concederá o Enchimento do Espírito Santo ao que pede.

Fonte: Pr. Isaac de Souza, além de adaptações nossas.

O casamento, como todo tipo de relacionamento, necessita de conhecimento inter-pessoal, e o início se dá com a auto avaliação de cada parte. Estudando estas postagens, não têm como não se identificar com um destes temperamentos e orar ao Senhor Deus para melhorar naquilo em que se há necessidade.

Deus vos abençoe e vos encha do Espírito Santo em Nome de Jesus.

Anderson e Anne Araújo
S1EmCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edifique as pessoas, deixe seu Comentário!
Faça-nos felizes, deixe seu Comentário!
Seja abençoado, deixe seu Comentário!