Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Curso Para Noivos - Parte X


Deveres Marido & Mulher

O que precisa o marido fazer à esposa, para ser um bom marido?

O que ela deve fazer ao marido, para ser uma boa esposa?

Se fôssemos alistar um a um os diversos dever de um para com o outro, provavelmente esta lista seria bem longa.

Há. Porém, na Bíblia, DEVERES BÁSICOS.

Resumindo de acordo com a orientação bíblica, são somente DOIS os deveres do homem para com sua mulher e DOIS os deveres DELA para com ELE.


Os textos básicos são:

Ef 5: 22 À 33 e I Pe 3: 1 à 7 / Efésios 5: 22 à 24 – I Pedro 3: 1 à 6 - ESPOSA


O primeiro dever da mulher, de acordo com estes versículos, é a SUBMISSÃO:
O segundo dever da mulher, de acordo com EFÉSIOS 5:33 é o RESPEITO.
A mulher deve obedecer ao marido e respeita-lo.


Efésios 5:25 – Efésios 5: 28 à 30 – I Pedro 3:7- MARIDO


O primeiro dever do marido: O AMOR
O segundo dever do marido: O CUIDADO

O homem deve amar a sua esposa e cuidar dela.


Complemento:


Uma das melhores definições de casamento é esta palavra "complemento". Ele e ela se completam. Cada um sozinho não é mais um todo em si mesmo. Ele precisa dela e ela precisa dele para se completar.
A diferença dos deveres mútuos dá vida e realidade ao "complemento".
Enquanto a mulher anela um homem em quem possa confiar, em quem possa descansar, amparada nele, o marido anseia por uma mulher a quem possa se dedicar inteiramente e ampara-la.

Natureza humana


Deus nos criou assim. Acima de valores sociais, psicológicos, há o plano de Deus para sua criação. O complemento homem – mulher (imagem de Deus) se expressa sendo que cada parte deve agir e reagir seguindo seus dois deveres básicos. Jamais a orientação divina dá nisto a idéia de supremacia masculina ou humilhação feminina. Os valores sociais é que têm torcido a verdade bíblica, dando-lhe interpretações completamente erradas.

O dever do marido "AMAR" é seríssimo. "Como Cristo amou a igreja". Amou ao ponto do sacrifício. Este deve ser o amor dele por ela: tudo gira em torno de agradá-la, de fazer tudo a favor da esposa, e sem medir esforços.
Quando o versículo 23 (Ef 5:23) menciona o cabeça, isto é uma riqueza a ser compreendida após o dever do amor. Não há nunca na Bíblia o mandamento ao homem: "dê ordens à sua mulher", nem "SEJA O CABEÇA". O que é orientado ao marido refere-se sempre ao seu primeiro dever: AMAR A ESPOSA.


"Ser Cabeça" é algo semelhante à função do cérebro para com corpo humano. O cérebro zela admiravelmente por tudo, movimentos, respiração, circulação do sangue, etc. E quando há um problema (suponhamos um corte, um acidente) o cérebro dá o alarme: "pára tudo". Dirige todas as suas energias para reparar o mal.


Assim o marido exerce sua função de amar e cuidar da esposa, sua posição de cabeça deve ser um descanso para a mulher, uma benção, um fator de contentamento constante para ela! Pois a mulher sentirá sempre que Ela ocupa o 1º lugar nos pensamentos dele, que as atenções do marido voltam-se prestimosamente para ela e a envolve em cuidados e carinho.






Questões práticas

1. Em vista dos deveres, quem é mais importante: o homem ou a mulher?

R. Jamais ele ou jamais ela. Ambos são igualmente importantes.

2. Em vista dos deveres, é mais difícil ser homem ou ser mulher ?

R. O que ocorre geralmente é que cada um defende o "seu próprio lado". O homem diz que é mais difícil ser homem. A mulher, que é mais difícil ser mulher. Mas certo é que para ambos os deveres são difíceis. Igualmente difíceis. Ou, por outro lado, quando o casal se ajusta sob a graça de Deus, ambos levando a sério os deveres que Deus lhe outorgou, para ele e para ela torna-se fácil cumprir com seus dois deveres básicos.

3. Por que não são iguais os deveres do marido e da esposa ?

R. Simplesmente porque homem e mulher são bem diferentes um do outro. Fisicamente, pele, estrutura óssea e muscular, e a parte mais óbvia, que é o aparelho sexual. Mentalmente, a parte feminina se inclina mais a intuição e emoções; a parte masculina se inclina mais ao racionalismo. Nenhum é completo – mas a fraqueza de um se completa com a tendência mais acentuada do outro.

4. Submissão significa que o marido decide e a mulher vai atrás ?

R. Isto é interpretação errônea. Um marido que ama nunca decidirá nada que seja contrário à expectativa da esposa. Ambos terão sempre diálogo e compreensão mútua, de sorte que a decisão será sempre à dois. O marido pode dar a palavra final, mas a esposa terá total participação na decisão a ser expressa. Este é o relacionamento que Deus planejou para o casal, ambos caminham juntos, mas a esposa espera que o marido expresse as decisões às quais ela tranqüilamente se submeterá.

Em Breve teremos novos temas para os noivos, aguardem

Parabéns a todos que acompanharam o curso para noivos.

Que Deus os Abençoe sempre,

Anderson e Anne Araújo

S1EmCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edifique as pessoas, deixe seu Comentário!
Faça-nos felizes, deixe seu Comentário!
Seja abençoado, deixe seu Comentário!