Quem somos?

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Anderson: Funcionário Público,convertido em Janeiro/2005; Anne: Téc. de Enfermagem,Convertida em Fevereiro/2005. Juntos: Casados desde Janeiro/2004, S1EmCJ Nascidos em Cristo na PIBB/SSA-BA - Primeira Igreja Batista do Brasil/ Salvador-Bahia.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curso Para Noivos.

Daremos Inicio a partir desta postagem de um Curso rápido com 10 tópicos a serem estudados para noivos, com o objetivo de por meio deste estudo, noivos possam participar da vontade de Deus para vossas vidas.
Sejam abençoados e fortalecidos em Nome de Jesus.

Tópico I

Gn 1:31 - "E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom"

Gn 2:18 – Lemos no capítulo 1 que de que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pela primeira vez constatamos algo que "não era bom'. Realmente não é bom que o homem fique sozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele. "idônea", ou, "aquela que lhe corresponde ou "que está como diante dele". Existem situações em que pessoas ficam sós. O ideal da criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido.

Gn 2:24 – Há três princípios sobre matrimônio neste texto:

1.Deixar pai e mãe – Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar !

Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.
O casal aprende a resolver todos os seus problemas por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe".

Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ou problema. Ele (ou ela) procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá? Se for realmente sábia, dirá – "não me conte nada! Volte para seu lar! Resolvam vocês mesmos!”

2.Une-se à sua mulher (união – O fator "UM") – tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmente é mais comum que MULHERES focalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem que aprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seus pensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.

3.Tornando-se os dois uma só carne – ambos uma só pessoa, na matemática de Deus 1 + 1 = 1. È uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas.
Há um erro que as pessoas fazem ao dizer – “caso-me com fulano; dou 50% de minha vida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dá só metade, a quem darão a outra metade? E na matemática de Deus, duas metades somadas resultarão num casamento pela metade”.
O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa;
A mulher inteira (100%) doada à seu marido;
Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais!

Gn 2:25 – estavam nus e não se envergonhavam! Há 2 sentidos para "estar nu"

Físico: (corpo, sexo, contato íntimo, carícias, etc.) – esta parte é objeto de um estudo especial a respeito. Sobre a benção do sexo, do íntimo contato matrimonial.

Mental: (conversa, relacionamento humano, sem segredo, sem barreiras)!

Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro. Relacionamento saudável! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdade de expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar!

Perante o cônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. A mulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido. O homem conhece cada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável.

Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-se neuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados. Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir o coração, falar tudo, ser compreendido! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.

Que Deus os Abençoe,

Anderson e Anne Araújo
S1EmCJ

2 comentários:

  1. A paz e graça do Senhor Jesus!

    muito obrigado pelo seu carinho, amigo Anderson.
    Deus é conosco. Vamos antecipar a vinda do senhor jesus pregando a palavra de Deus.

    o seu blog é muito abençoado. Continue...
    Conhece o ocioso? bote lá um post do seu blog e vc terá uma explosão de visita!

    Ah, estou seguindo o seu blog.
    Fica na bênção!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer um curso presencial de noivo, juntamente com meu noivo, aí em Salvador, ele é militar e quaze não tem tempo, passaremos as férias aí em Salvador e gostaria de saber se vocês podem me ajudar a conseguir esse curso aí em Salvador, de preferência na igreja batista, pois faço parte da mesma denominação, aqui no Rio de Janeiro.
    Muito Obrigada.
    Ingrid e João Max!!!

    ResponderExcluir

Edifique as pessoas, deixe seu Comentário!
Faça-nos felizes, deixe seu Comentário!
Seja abençoado, deixe seu Comentário!